Novas regras de segurança da U.E. nos aeroportos

Para sua protecção contra a nova ameaça de líquidos explosivos, a UNIÃO EUROPEIA (UE), adoptou novas regras de segurança que restringem a quantidade de líquidos que pode ser passada nos postos de controlo de segurança. Estas regras aplicam-se a todos os passageiros que embarcam em aeroportos dentro do espaço da UE, independentemente do seu destino.

Isto quer dizer que, nos postos de controlo de segurança, você e a sua bagagem de mão serão alvo de uma verificação específica relativamente aos líquidos que transporta. No entanto, as novas regras não limitam a quantidade de líquidos que possa comprar nas lojas situadas após os postos de controlo de cartões de embarque ou a bordo de qualquer avião operado por uma companhia aérea europeia.

As novas regras são efectivas a partir do próximo dia 06 de Novembro em todos os aeroportos dentro da UE e ainda nos aeroportos da Noruega, Islândia e Suiça, até novas alterações.

O QUE MUDA?

Na preparação da sua bagagem – Está autorizado a levar na sua bagagem de mão pequenas quantidades de líquidos. Os líquidos têm de estar em recipientes individuais com a capacidade máxima de 100 ml cada . Estes recipientes devem ser colocados em sacos plásticos transparentes que não excedam a capacidade máxima de 1 litro, por passageiro.

No Aeroporto - Para facilitar a detecção dos líquidos nos postos de controlo de segurança, deve:

Apresentar aos agentes de segurança todos os líquidos que transporta consigo;
Despir o seu casaco/sobretudo/gabardina. Estes devem ser rastreados através da máquina de raio-x;
Retirar da bagagem de mão os computadores pessoais (laptop), assim como qualquer outro aparelho eléctrico. Estes devem ser rastreados separadamente através da máquina de raio-x.

Os líquidos incluem:

Água e outras bebidas, sopas e xaropes;
Perfumes;
Gels, incluindo gel de cabelo e banho;
Pastas, incluindo pasta dentífrica;
Rimel
Cremes, loções e óleos;
Sprays;
Conteúdos de recipientes pressurizados, incluindo creme da barba, outros cremes e desodorizantes;
Misturas líquidas e sólidas;
Qualquer produto de consistência similar.

O QUE NÃO MUDA?

Pode continuar a:

Transportar líquidos na sua bagagem despachada para o porão do avião. As novas regras afectam somente a bagagem de mão;
Transportar na sua bagagem de mão medicamentos ou dietéticos, incluindo comidas para bebé para uso durante a viagem. Pode ser requerido a fazer prova da sua necessidade;
Comprar líquidos, tais como bebidas e perfumes nas lojas dentro dos aeroportos da UE, quando localizadas após os postos de controlo de cartões de embarque ou a bordo de aviões operados por companhias aéreas europeias;

Se os produtos forem vendidos e entregues em sacos especiais selados, não os abra antes de passar pelo posto de controlo de segurança - de contrário estes podem-lhe ser confiscados no posto de controlo de segurança. (Se tiver um voo de transferência num aeroporto da UE não abra o(s) saco(s) antes do posto de controlo de segurança do aeroporto de transferência ou no ultimo aeroporto de transferência, caso a sua viagem inclua mais de um voo de transferência.

Todos estes líquidos são considerados suplementares às quantidades transportadas nos sacos plásticos transparentes mencionados anteriormente.

Se tiver alguma dúvida, por favor dirija-se ao seu Agente de Viagens antes da sua viagem.

Por favor, seja cortês e cooperante com os agentes de segurança e com os agentes da companhia aérea.



Por PGA Portugália Airlines.


****Actualização****

Como referência o saco não pode exceder as dimensões de 19 cm X 20 cm.


Os artigos devem caber comodamente dentro do saco, para que este possa ser facilmente fechado e permita a visualização e identificação do seu conteúdo.

Partilhe este post no: Facebook


6 Responses
  1. Anônimo Says:

    Viajar de avião está-se transformar num verdadeiro pesadelo. A razão porque se levam "líquidos" na bagagem de mão é apenas porque a violência e o nível de destruição dado à bagagem de porão não permite que muitos recipientes cheguem inteiros ao destino, espalhando o seu conteudo pela roupa e interior da mala que o transporta. E se não quisermos correr o risco de ficar despidos à chegada, é melhor levar alguma roupa tb na bagagem de mão, isto porque as bagagens de porão muitas vezes não "acompanham" o passageiro. Em resumo, os tais 56 cm por 30 por 25 mal chegam para os equipamentos frágeis tais como câmeras fotográfica, máquinas de barbear e afins, porque se estes forem para o porão é destruição certa, e mais alguma roupa.

    A principal questão aqui é que quando eu pago um serviço não tenho que me sujeitar a determinadas humilhações, tal como ser apalpado, ter que descalçar as botas, mostrar numa montra de plástico todos os meus artigos de higiene e ser tratado como um suspeito criminoso. Só falta obrigarem os passageiros a passar na segurança de cuecas transparentes.

    A paranóia continua e ainda vai piorar, em nome do terrorismo viola-se a privacidade e direitos individuais de forma abusiva, estamos a caminhar para um estado fascista e paranóico .... e o pior é que os verdadeiros terroristas já ganharam e neste momento são mais livres do que a "sociedade democrática"


  2. travelpeople Says:

    Sem duvida!
    Viajar de avião para algumas pessoas é um suplício, sabendo ainda que tem que passar um verdadeiro “scanner” físico, é muito complicado.

    E “eles” estão a conseguir mudar a sociedade pouco a pouco!


  3. travelpeople Says:

    Volte sempre! É bem-vindo!!!


  4. benjamin Says:

    Eu tenho uma Soqueira Inglesa de infeite sera q posso levar na bagagem q vou despachar????


  5. benjamin Says:

    E ela e de verdade se eu quiser usar para bater eu posso sera q posso levar na bagagem q eu vou dispachar??


  6. Anônimo Says:

    estou neste momento a ver um documentário no national geographic e só posso dizer que estas regras que tanto critiquei afinal salvaram centenas de vidas. É incrivel os que os terroristas fazem e inventam e o que (graças a Deus) as autoridades conseguem descobrir e evitar lançando estas regras aparentemente estúpidas que evitam tanta morte.
    Demorou cinco anos, mas percebi porquê e retiro as criticas que fiz.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...