Estanque Grande



Os Jardins do Parque do Retiro (Buen Retiro) contam desde a sua criação com uma ampla rede de canais, estanques e lagos artificiais. A peça chave de este sistema era um enorme depósito de agua denominado como “Estanque Grande“.

Sobre as suas origens existem distintas teorias sendo a tese mais divulgada que já existia um lago no reinado de Filipe II (1559-1598).
O “Estanque” de 280m de comprimento e por 140m de largura, teria seis noras. No centro do “Estanque” havia uma pequena ilha em forma de oval que servia como de ponto piscatório ou para representações teatrais.

Do “Estanque Grande”, partiam diversos canais, o mais importante era o dominado Rio Grande ou o Canal del Mallo. Este canal unia o lago com a ermida de San Antonio de los Portugueses, situada no lugar onde ainda podemos ver a estatua do Anjo Caído, definindo um polígono que era o contorno do Campo Grande. Uma das diversões dos reis era andar de gôndola ou “falúa” por esse canal.

O “Estanque” foi cenário de numerosos espectáculos aquáticos como simulações de batalhas navais.
Durante o reinado de Fernado VII (1814-1833) foram feitas modificações na sua estrutura. O monarca mandou o seu arquitecto Isidro Gozález Velázquez fazer uns projectos para reformar a zona.

Desaparecem as noras e se constrói no lado meridional uma fonte denominada a “Egípcia” popularmente conhecida por o Mallo, “el Canopo“, “la Tripona” ou “la Gorda”. Os nomes derivaram por elementos que decoravam o lago, como as esfinges e a estatua de Osiris, hoje desaparecida.
A obra de maior envergadura seria o “Embarcadero” situado no lado oriental do “Estanque”, agora substituído por o monumento de Afonso XII. O edifício estava na linha de arquitectura classicista-romântica na época Fernandina.

No reinado de Isabel II (1833-1868) o “Estanque” foi arrendado a particulares para exploração convertendo-se num lugar muito visitado pelo publico, devido também pela possibilidade de passear de barco e a possibilidade de presenciar diversos espectáculos aquáticos.

Foto: Estanque Grande, Parque do Retiro, Madrid, Espanha.

Partilhe este post no: Facebook
Labels: , |


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...