La Alberca, Conjunto Histórico Artístico

La Alberca é um dos municípios mais tradicionais e com muito encanto da província de Salamanca. Situada no coração da Serra de Francia a 1.048 m de altitude, tem como maior atractivo a sua bem conservada arquitectura popular com todas as características da tipologia serrana que define a sua fisionomia, tal como ruas estreitas e empedradas, frias no inverno e refrescantes no verão, as suas casas tradicionais que se mantiveram inalteradas durante séculos, feitas de granito e pedra, com vigas de madeira, esta singular beleza foi reconhecida em 1940 ao ser declarado Conjunto Histórico Artístico Nacional. As suas construções tradicionais seguem a técnica arquitectónica medieval, de outras regiões montanhosas, não só espanholas mas sim Europeias, entre elas as francesas do século XIV e XV da Normandia, Bretanha e Anjou.

Passeando por este povo chama-nos atenção a incomparável a Praça Maior onde confluem as ruas estreitas, é o centro da localidade; é composta por edifícios com varandas, cheias de flores e plantas na Primavera e Verão suportadas com colunas de granito. A praça tem um cruzeiro de granito com todos os símbolos da Paixão, um lado tem Cristo crucificado, no outro a Virgem.

Passeando sem pressa pelas suas pequenas e estreitas ruelas fechadas da luz do sol, pode-se escutar o cair das aguas cristalinas das fontes, visitar e contemplar o encanto dos recantos, permite a nós como visitantes verificar como Alberca manteve a sua identidade cultural durante os séculos, tendo preservado elementos essenciais do seu rico património.












A igreja edificada no século XVIII, dentro pode-se admirar um belíssimo púlpito policromado de pedra do século XVI onde aparecem esculpidos os quatro evangelistas, entre outras obras de arte.



O amanhecer em La Alberca


Foto: La Alberca, Salamanca, Espanha


Partilhe este post no: Facebook


6 Responses
  1. Anônimo Says:

    Adorei estas fotos e do lugar! Tenho que conheçer La Alberca.
    Obrigado por este magnifico blog.

    Joana


  2. Lobviv Says:

    Nascendo
    faz sonhar,
    e o coração vai vivendo
    neste lugar!


  3. Olá!
    Bem não conheço Salamanca nem a região. Mas vendo as fotos sobre Alberca e lendo o texto, já fiquei com imensa vontade de conhecer.

    Deixo um convite: Junte-se a nós no dia 10 de Junho, no Convento dos Frades, em Trancoso, num duplo evento: «Encontro de Bloggers e lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico". Para estar presente, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição e o programa das festividades. Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 2 de Junho.

    Abraço
    Lena


  4. Suuuper legal seu blog! Está de parabéns, lindas as fotos...
    Dá uma passadinha no meu, criei ontem, é sobre dicas de viagens. E qualquer sugestão é sempre
    bem-vinda!


  5. Gostei muito! E eu que escrevo sobre Destinos em Espanha, ainda não tive oportunidade de visitar La Alberca! Por isso obrigada por este excelente artigo! Se não se importarem vou incluir uma ligação para o vosso blog.
    Paula


  6. Anônimo Says:

    Olá,
    gosto muito do seu blogue.
    Óptimas fotografias.Fazem desejar ir ao lugares.

    Um abraço
    MikMary


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...