Mojácar, lugar para visitar!

Estátua da "la Mojaquera"

Mojácar é um lugar muito pitoresco, está situado na Província de Almeria, na Andaluzia, no sul de Espanha, junto ao mar mediterrâneo. Mojácar está repleta de restos arqueológicos de diversas épocas pré-históricas. Aqui tiveram celtas, gregos, fenícios e romanos. Aqui ainda se encontram restos da presença romana, a Mojácar Velha.
No século V é invadida por visigodos que ali permanecem até ao século VIII, momento em que se inicia a etapa muçulmana, que iria durar até ao século XV.

Com a chegada dos cristãos, o alcaide mouro se rende aos reis católicos em troca de poder permanecer nas suas terras convivendo pacificamente com os cristãos. Mas no século XVI são expulsos para sempre. No século XVI Carlos V dá o título de Cidade a Mojácar. É neste século que Mojácar se transforma, é construída a Igreja e as muralhas.

No século XIX, a actividade mineira é muito forte e essencial para economia. Aparece o caminho férreo mineiro que dura até a I Guerra Mundial, é nesta altura que a actividade mineira finda, iniciando um período de emigração. No século XX o turismo dá um novo impulso a esta cidade, convertendo num símbolo turístico. As pessoas locais são muito simpáticas; a gastronomia é baseada em marisco.
Estátua da "la Mojaquera" está situada em frente a Igreja Paroquial de Santa Maria. É uma estátua de mármore de uma mulher vestida com um traje típico de épocas passadas, tem um pano árabe que tapa parte do seu rosto e na sua cabeça leva um cântaro; utilizado para levar agua aos habitantes.
Porta da Cidade
A Porta da Cidade, é uma parte da muralha que protegia a população. Foi contruida no século XVI e é formada por um arco de médio ponto, é nele que se encontra o escudo de Mojácar.

Casa Torreón
A Casa Torreón é um belo edifício situado na parte antiga de Mojácar. Este edifício foi utilizado como lugar para cobrar impostos, actualmente é uma pensão muito “apetecida” pelos turistas. Encontra-se junto a Porta da Cidade.




Centro de Mojácar



Vista panorâmica - miradouro do Castelo

Uma vista aérea de Mojácar

Fonte Moura (Fuente Mora) está situada na Praça das Flores (Plaza de las Flores) é também conhecida como a Fonte dos 12 Canos. Foi utilizada pelos seus habitantes para beber, lavar e regar as suas plantas.


Foto: Mojácar, Almeria, Andaluzia, Espanha


Partilhe este post no: Facebook
Labels: , |


6 Responses
  1. Anônimo Says:

    Victor,

    AMO suas fotos, especialmente quando elas trazem uma PROFUSÃO de flores como estas de Mojacar.
    Parabéns. Você é o meu fotógrafo favorito pois adoro flores e você sabe captá-las como ninguém. Parabéns,
    Gislane


  2. VF Says:

    Gislane, muito obrigado pelas suas palavras!


  3. s_maduranga Says:

    Nice, i love this one
    http://1.bp.blogspot.com/_djYeu-MX1YM/ScVy4whGytI/AAAAAAAAHAw/g1Fhi3O13BY/s1600-h/Mojacar.jpg

    hey, do you have these pictures in a Flickr Account?


  4. VF Says:

    Hi!
    Sorry, but I don’t have a Flickr account!
    Thank you for your kind words.


  5. Luís Says:

    Já cá tinha andado antes mas só agora decidi comentar. Parabéns pelo blog. Gosto muito da organização e do visual.

    Agora é só arranjar tempo para viajar.

    Boas viagens.


  6. VF Says:

    Olá Luís!
    Obrigado pela sua visita!
    Apareça sempre e "viaje" um pouco neste blog! Boas viagens também para si.

    Abraço!
    VF


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...