Castelo de Vide

Dentro do perímetro das muralhas de Castelo de Vide existe um notável conjunto de obras de arte, tais como fontes, igrejas, portais góticos, casas nobres e a Judiaria, com as suas ruas tão características.
Judiaria de Castelo de Vide

Fonte da Vila

"Classificado como IIP (Imóvel de Interesse Público) desde 1953, é o Ex-Líbris da Vila, constitui um monumento que se destaca entre outros, não só pelo seu valor artístico, como pelo conjunto arquitectónico e urbanístico em que está inserida. Situa-se em pleno Largo Dr. Frederico Laranjo.
Analisando-se a planta de delimitação do bairro judeu de Castelo de Vide, pode concluir-se que a fonte estava integrada no mesmo. Este existiu desde o séc. XIV ao séc. XV. A fonte foi um foco de desenvolvimento radial de ruas que se desenvolveram à sua volta, deduzindo-se que terá sido construída no séc. XVI, no reinado de D. João III, embora também seja provável que a sua construção seja de várias épocas, em que no início terá existido apenas uma nascente, inicialmente transformada numa pequena fonte de água potável, que no séc. XVI foi mandada construir.
A forma do tanque principal é rectangular e delimitado por lajes graníticas dispostas na vertical do qual saem seis colunas de mármore que sustentam uma cobertura piramidal que remata em pinha. Ao centro do tanque ergue-se um corpo discóide com quatro bicas simétricas e sobre este, um outro paralelepípedo, decorado com as Armas de Portugal, as do Concelho e com duas figuras de meninos. Este conjunto é rematado por uma pinha em forma de flor de acanto ou tulipa." Extraído do site cm castelo vide

Uma rua de Castelo de Vide

Porta Medieval

Foto: Castelo de Vide, Alto Alentejo, Portugal

Partilhe este post no: Facebook


6 Responses
  1. Anônimo Says:

    I totally cant read the language sorry! But i really love the pictures in your post!


  2. VF Says:

    Hi "alitta"!
    Yeah, I understand you, Portuguese language is very difficult read and to understand, but the pictures can speak by themselves.
    Thank you for your visit!


  3. ROADRUNNER Says:

    É das terras mais bonitas de Portugal. Juntamente com Marvão e a serra de São Mamede, fazem desta zona de Portugal uma das mais apetecíveis para disfrutar das belezas paisagísticas, da natureza, cultura e tradições populares.
    Saudações do Roadrunner!


  4. VF Says:

    Sem duvida!
    Portugal é um país fantástico para turismo!
    Abraço
    VF


  5. VF Says:

    "Vinicius Zimmer said...

    Opa, gosto muito de portugual, já fui para ai 2x, e agora estou pensando em viajar para disney com minha familia, e me indicaram a agencia de viagens - *** ***, falaram super bem dela, você pode me dizer alguma opinião, ou até indicar outra agencia de portugal?"

    Alô Vinicius!
    Não conheço essa agência, mas pode procurar na net por agências de viagens Portuguesas.
    Valeu!


  6. há muito tempo que já não passo por castelo de vide, o que me deixa bastantes saudades das lindas paisagens que vagamente me recordo! talvez volte brevemente...
    parabens pelo blog!!! está espetacular


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...