Aldeia de Cerdeira, Lousã

Cá estamos nós na aldeia de Cerdeira, uma das aldeias que fazem parte da rota das Aldeias de Xisto na Serra de Lousã. Ao chegar a esta aldeia, dá-nos a sensação de estarmos a entrar noutra época, em outro tempo.
É impressionante a beleza que estas casas de xisto nos transmite, nelas sobressaem as portas e as janelas de madeira, algumas pintadas de azul.
Entrando na aldeia, somos convidados a ler um quadro informativo, nele estão mencionados os “10 mandamentos” para um dia bem passado na Serra, um mapa a indicar a localização das Aldeias de Xisto e as curiosidades históricas desta aldeia de Cerdeira.
Só por curiosidade, cito, Cerdeira, "o nome da aldeia, muito provavelmente, deve-se a existência de muitas cerejeiras bravas, pois Cerdeira é sinónimo de cerejeira."
Nesta aldeia existe uma lojinha a "Planta do Xisto" ou o Atelier de Cerdeira, onde pode comprar produtos biológicos, como hortelã-pimenta, orégãos, tomilho, mel etc. E ainda pode comprar esculturas de madeira elaboradas pela artesã alemã muito simpática. Dizem que por aqui se consegue ouvir o cantar dos veados!
Para chegar a esta aldeia, partindo de Lousã, seguir em direcção á serra, passa-se pelo miradouro da Nossa Senhora da Piedade, oportunidade para se parar e contemplar a paisagem, onde se avista a Ermida da Nossa Senhora da Piedade e o castelo de Arouce, mais uns quilómetros vai encontrar uma placa informativa indicando a direcção para a aldeia de Cerdeira, esta é servida por um caminho de terra, acessível para quem não tem um veiculo todo-o-terreno.
Chegando lá, apreciem o silêncio, os aromas, a beleza, a paisagem........

Foto: Aldeia de Cerdeira, Lousã, Portugal.

Partilhe este post no: Facebook


4 Responses
  1. Anônimo Says:

    Victor,
    Estou ENCANTADA com esta aldeia! Um sonho de PAZ, principalmente para quem mora numa metrópole. E a sensibilidade do fotógrafo! Não encontro palavras para descrevê-la. E O texto: suave, acolhedor, delicioso! Parabéns!
    Acabei de chegar do interior e vim visitar você.
    Boa semana,
    Gislane


  2. VF Says:

    Olá Gislane!

    Mais uma vez muito obrigado! Fico muito lisonjeado com o seu comentário!
    Tento mostrar esse lugares bonitos que há por aí!
    Boa semana para si também!


  3. Uma preciosidade dentro da serra da Lousã.

    De todas as aldeias de xisto da serra, esta é onde a natureza mais se envolve com as construções de pedra. Um quadro idílico, digno de um livro de contos.

    Aconselho a visitarem e a sonhar. Vão desejar voltar.


  4. Adriano Says:

    Também já passei por lá!
    Muito tranquilo, sossegado e com uma vista maravilhosa.
    Parabéns pela sua descrição desta Aldeia.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...